Salve, Preto-Velho!
- Rafael Bucollo
- 4 de mai. de 2020
- 1 min de leitura

- Salve nosso Senhor Jesus Cristo, Salve Nossa Senhora do Rosário, Salve Nosso Pai Oxalá, Salve Nosso Pai Obaluaiê...
O perfume da fumaça balsâmica do fumo preparado com erva-doce, alfazema e sálvia, vai espalhando-se no ambiente, e sobre a aura daqueles que se encontram frente a frente com o preto-velho que acaba de “baixar” no terreiro...
Ele vem de Aruanda, e chega manso, em paz, com seu sorriso confortante, a simplicidade que enche sua sabedoria infinita de humildade, as costas curvadas, denotando as experiências vividas, as lições aprendidas, o respeito a tudo e a todos...
É quase impossível não derramar uma lágrima em uma visita a um Preto-velho... Lágrimas que curam as feridas da alma, que limpam nossas emoções de dentro para fora, trazendo à tona o real sentimento de quem somos, e do que devemos fazer para retomarmos o caminho.
O galho de arruda, o rosário, as mirongas, a magia de cada momento, cada palavra... ao ser tocado pela humilde e cândida sabedoria do preto-velho e seus elementos, não há quem não se liberte do casulo das ilusões mundanas.
E no perfume da fumaça balsâmica do fumo preparado com erva-doce, alfazema e sálvia, somos levados ao reencontro com nossa essência, aos pés do preto-velho.
- Salve nosso Senhor Jesus Cristo, Salve Nossa Senhora do Rosário, Salve Nosso Pai Oxalá, Salve Nosso Pai Obaluaiê... Salve Pai João!
Comments