Você quer conhecer Exu?
Então Leia atentamente este manual de instruções!
1- Exu é verdade e na verdade Exu age você querendo ou não, portanto, cuidado com o que você vai pedir a Exu, pois Exu no final, sempre irá expor nada mais que a verdade dos fatos!
2- Exu não é escravo de ninguém. Nunca caia na tentação de acreditar que você pode mandar em Exu porque Exu é liberto e, quanto mais você tentar subjugar Exu, mais você se tornará escravo de Exu!
3- Não me venha com a idéia de que Exu é atrasado porque atrasado é aquele que tem algo para acertar, Exu é livre e sua consiência é liberta da moralidade dos julgadores, portanto, atrasado é quem julga a condição de Exu e não Exu, que vive a sua natureza com toda a sua vitalidade e dentro de sua natureza.
4- Exu trabalha dentro de uma amoralidade importante de ser compreendida para que depois você não o cobre por aquilo que ele não entende como necessário de ser feito. Sua moral é baseada em conceitos ocidentais de uma educação totalmente de raízes europérias...Já Exu...passou longe desta moralidade castradora dominante do Brasil herdada pelos europeus.
5- Exu pode ser espírito ou um ser encantado e até mesmo natural. Estude a respeito da natureza de Exu na Umbanda e não confunda nunca Orixá Iorubá Exu com as entidades que trabalham em solo dando consultas e fazendo trabalhos nos templos de Umbanda em suas giras de esquerda.
6- Umbanda não admite Exu? você está equivocado se pensa desta forma. Exu é a proteção da Umbanda!
7- Ninguém melhor do que o teu Exú para explicar como ele trabalha. Não caia na tentação de comprar livros que tentem contar pelo seu Exu quem ele foi porque cada espírito ou ser tem a sua própria história mesmo participando de uma mesma falange!
Espero que com esta breve lista, você entenda um pouco mais da natureza de Exu. Caso não concorde com esta lista, tudo bem, afinal, o tempo dirá se esta lista está certa ou equivocada para você.
Comments