Quais São os Meus Guias Espirituais?
- Marcel Oliveira
- 4 de jul. de 2020
- 3 min de leitura

Esta é uma pergunta que todos os umbandistas fazem ao menos uma vez na vida.
Os seus guias espirituais são espíritos ligados de alguma forma a sua ancestralidade.
Eles te acompanham desde o seu nascimento até o seu último suspiro aqui neste plano e após a sua jornada aqui em terra, eles com certeza te encaminharão para o seu lugar de merecimento e destino conforme a sua afinidade energética e grau de conhecimento e evolução.
Estes espíritos que te auxiliam, não quebram jamais o seu livre arbítrio, portanto, suas encolhas valem mais do que o poder de seus guias quando o assunto é a sua jornada.
Nenhum guia tem este direito e na verdade nem querem resolver os seus problemas por você porque eles sabem que seus problemas é que na verdade trazem os maiores ensinamentos em sua encarnação.
Devemos, portanto, caminhar. escolher e trabalhar nossas escolhas da melhor maneira possível para os frutos doces cheguem tornando a nossa vida mais agradável de se viver.
Existem classes de guias dentro de seu sistema mediúnico que vale a pena catalogar aqui para que você compreenda de uma vez por todas como funciona a sua egrégora espiritual na Umbanda.
Vou colocar aqui apenas três categorias para que fique mais fácil o entendimento do que quero aqui demonstrar,
A Primeira categoria são os seus Mentores ou Mestres de Umbanda:
Nesta categoria se encontram seres altamente luminosos e uma sabedoria acima da média em termos espirituais. São espíritos antigos que chefiam a sua Coroa mediúnica e podem ou não se apresentarem para você dependendo do teu grau de desenvolvimento mediúnico e do quão atuante você é na religião de Umbanda.
Estes espíritos podem se apresentarem em todas as linhas de umbanda, mas normalmente se apresentam como Caboclos/Caboclas ou então como Pretos velhos/Pretas Velhas.
Podem também vir da Linha do Oriente uma vez que nesta linha, muitos espíritos de alto escalão guardam a Umbanda e seus mistérios.
Os Mestres e Mentores quase não incorporam e raramente dão consultas.
O contato maior com eles se dá através de intuição e sonhos, ou até mesmo quando o seu guia chefe incorpora e passa as mensagens que eles têm para você.
A Segunda Categoria são os Guias Chefes de Umbanda:
Os Guias Chefes são entidades que costumam chefiar os espíritos que incorporam no médium ativamente. Eles são como gerentes de sua egrégora e respondem diretamente ao comando dos mestres e mentores.
Normalmente são muito confundidos com os mentores/mestres por realmente chefiar toda a banda mediúnica (os que incorporam) do Médium e até chefiam ativamente o templo quando estes médiuns se tornam sacerdotes de Umbanda.
Os Guias Chefes podem ser de qualquer falange de Umbanda inclusive da Esquerda (Exu ou Pombagira).
Eles sempre incorporam e dão consultas quando assim se faz necessário como também permitem que outros guias o façam em determinadas chamadas ou rituais específicos de uma linha na qual ele não pertença.
A Terceira Categoria se encontra os Guias e Espíritos Aliados:
Nesta terceira categoria se encontram todos os outros guias do médium de umbanda e respondem diretamente ao comando do Guia Chefe.
A diferença entre o guia e o aliado é que o guia foi designado pelo mentor/mestre do médium para trabalhar em missão com ele por toda a sua vida. Já os aliados, trabalham por escolha e podem se afastar quando quiserem ou entenderem que o papel deles já foram cumpridos ao lado daquele médium em uma determinada missão.
Normalmente os aliados vem muito da linha da esquerda da Umbanda.
É isso pessoal, por enquanto fico por aqui, mas com certeza trarei mais informações importantes acerca dos nossos amados guias mestres e mentores de Umbanda em relação a nossa mediunidade.
Um forte agraço a todos
Marcel Oliveira.
Comments