O que é ser Umbandista?
- Rafael Bucollo
- 27 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Certo dia, um amigo me perguntou sobre minha religião e, ao explicar a ele um pouco sobre a Umbanda, ele questionou:
- Tudo bem, mas então, o que é ser Umbandista?
Pensei um pouco, ou melhor, deixei meu coração transbordar dos sentimentos mais íntimos e respondi:
- Ser Umbandista é o exercício diário do amor ao próximo, respeitando diferenças, acolhendo, aceitando e entendendo que somos todos iguais dentro de nossas diferenças.
- Ser Umbandista, é crer em um Deus maior, que pode ser chamado de Deus, Nzambi, Olorum, Olodumaré ou mesmo Criador, pois o nome pouco importa, mas sim a fé e o Amor que sentimos por Ele e através Dele.
- Ser Umbandista, é respeitar o terreiro, tenda, templo, casa de caridade que você frequenta, mas também respeitar todos os outros locais de devoção, oração e serviços religiosos, independentemente da religião.
- Ser umbandista é amar os guias e Orixás, porém entendendo que o Amor que eles tem por nós será sempre maior, mais puro e mais incondicional que o Amor que somos hoje capazes de sentir.
- Ser Umbandista é carregar sua fé no coração o tempo todo, e não apenas nos dias de trabalho, seja você apenas um consulente ou um médium de corrente.
- Ser Umbandista, é buscar a evolução espiritual e como ser humano diariamente em cada pensamento e atitude.
- Ser Umbandista é entender que a religião não é tenda de milagres, mas sempre te oferecerá o que você precisa. Sendo importante lembrar que o que queremos, nem sempre é o que precisamos.
- Ser Umbandista é amar os cheiros das ervas, nos banhos e defumações, o som dos atabaques nos lindos pontos, as cores e luzes das velas que iluminam o congá.
- Ser Umbandista é entender que Umbanda é liberdade, mas que existem inúmeras vertentes e fundamentos diferentes em cada uma delas, e estes devem ser respeitados.
- Ser Umbandista é saber que o piso de mármore e o chão de terra tem o mesmo valor aos pés descalços do preto velho.
Enfim... ser Umbandista é ir além de simplesmente acreditar... É viver e sentir a Umbanda dentro de você.
Comments