Propriedades da Arruda
- Marcel Oliveira
- 11 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
A arruda é uma planta medicinal desaconselhada para uso interno. No século XVI, quando morriam em Londres 7.000 pessoas por semana com a peste, marcavam-se as casas atingidas pela doença com uma cruz vermelha. Certos ladrões, ignorando o aviso, entravam para roubar e não eram atingidos pela peste, protegidos por um vinagre misterioso, cujo principal elemento era a arruda. Segundo Paracelso, esta planta gosta de crescer perto de figueiras. Foi muito utilizada na antiguidade como anafrodisíaca. Pode-se confeccionar uma vassoura com os ramos e folhas para afastar os parasitas domésticos. A planta também afasta moscas e combate pulgões.
Nome conhecido
Arruda-Doméstica, Arruda-dos-Jardins, Ruta-de-Cheiro-Forte, Arruda-Fedorenta, Arruda-Fêmea, Arruda-Macho, Ruda, Ruta-de-Cheiro-Forte (Português) Ruda, Aruta, Somalata, Sadab (outras línguas), Weinraute (Alemão) Rue, Common Rue, Garden Rue, German Rue, Countryman’s Treacle, Herbygrass, Herb-of-Grace e Fringed Rue (Inglês).
Astrologia
Seu regente é Saturno. Plantas regidas pelo planeta Saturno tendem a ser venenosas e de sabor e odor desagradável. Planta associada ao signo de Capricórnio. Outra fonte (Ervas do Sítio) relaciona a erva com o planeta Marte e Urano e aos signos de Aquário, Áries e Escorpião.
Indicações energéticas ou mágicas
Desde a antiguidade tem fama de proteger as pessoas contra o mau-olhado. Costuma-se utilizar um ramo de arruda atrás da orelha para afastar o mau-olhado. É utilizada, segundo o folclore afro-brasileiro, como abascanto. Tem aura na cor vermelha e é empregada para liberar energias densas do corpo astral. Também é empregada para limpeza energética de ambientes e em banhos para tirar mau-olhado. Indicada para pessoas que se sentem derrotadas física e mentalmente. Planta aromática utilizada nos rituais por indicação do Exú (religiões afro-brasileiras) contra maus fluidos e olho-grande. Suas folhas são usadas nos Ebori (banhos de purificação ou descarrego). Costuma-se dizer que a arruda morre em ambientes de energia densa.
Nome científico
Ruta graveolens L.
Comments