top of page
Foto do escritorMarcel Oliveira

O Poder do Alho


O alho é uma planta medicinal que quando cozido, assado ou frito pode desregular a pressão, pois o calor destrói a alicina e aliina e pode causar transtornos estomacais que podem interferir na pressão. Recomenda-se o uso cru apenas em curtos períodos. Para eliminar o odor exalado após o consumo de alho, beber o suco diluído de limão, ou então mastigar por algum tempo folhas de alface, salsa, erva doce ou café em grão torrado. No tratamento de calos e verrugas recomenda-se proteger as zonas circundantes com vaselina. O seu odor ativo é devido à presença de componentes sulfurados que são os mesmos responsáveis pelas suas propriedades medicinais. Por esse motivo, os preparados que não tenham odor não são tão eficazes. Se a pessoa deseja alhos inodoros, é só plantá-los e colhê-los quando a lua não se acha sobre nosso horizonte. Por suas características rajásicas, o alho pode agitar a mente e seu consumo pode causar transtornos para pessoas que desejam se dedicar a práticas meditativas.


Nome científico

Allium sativum L.


Nome conhecido

Alho-comum, Alho-da-horta, Alho-hortense, Alho-manso (Português), Garlic, Cultivated Garlic (Inglês), Ajo (Espanhol), Ail (Francês), Aglio, Aglio Comune (Italiano), Hsiao-suan (Chinês), Lasan (Hindu).


Propriedades medicinais gerais

Digestivo, carminativo, anti-helmíntico, emenagogo, tônico, endócrino, antibacteriano, parasiticida, hipoglicemiante, estimulante, imunizante, anti-inflamatório, antirreumático, expectorante, antimicrobiano, antisséptico, depurativo, antioxidante, desintoxicante, hipotensor, anticolesterolêmico, antiadesivo plaquetário, rejuvenescedor, bactericida, amebicida, febrífugo, vermífugo, anti-infeccioso, antiasmático, antibiótico, antifúngico, antitóxico intestinal, antitrombótico, emoliente, rubefasciente, sudorífico, vasodilatador, odontálgico, hipolipemiante, desinfetante, metabólico, hepatoprotetor, hipoviscosizante, anticancerígeno, antiulcerogênico, antivirótico e também, diurético.


Quando não devemos usar esta erva (contraindicações)

Evitar uso de alho cru em casos de hiperacidez gástrica, gastrites agudas, úlceras ativas, em casos de hemorragia e na amamentação. Se houverem flutuações na pressão, seu uso deve ser interrompido. Sempre evitar em casos de hipotensão. Evitar também durante a gestação, em recém-nascidos, pessoas com dermatites, hipertireoidismo, em pré e pós-operatórios (nesse caso, evitar uso até 10 dias antes de qualquer operação) e na trombocitopenia. O óleo essencial puro por via oral é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças, pacientes com hipersensibilidade e ainda pode provocar náuseas. Consulte sempre um profissional de saúde, antes de usá-lo, caso você esteja fazendo uso de algum medicamento. Deve ainda ser evitado em pessoas com ejaculação precoce e espermatorreia.


Medicina Chinesa (MTC)

Seu nome chinês é Da Suan. O alho é uma planta medicinal utilizada nos casos de deficiência do yang e em casos de plenitude-frio, pois elimina frio por sudorificação. Sua ação é antiparasitária e anti-helmíntica e também é utilizado para eliminar toxinas e tratar intoxicações por ingestão de frutos do mar. Especialmente indicada para infecções causadas para Trichuris trichiura e Enterobius vermicularis. Elimina também toxinas do calor dos intestinos. Fortalece o baço e trata crise de consumo por enfraquecimento geral do Qi essencial. Também utilizada para crise de enfraquecimento, emagrecimento e anorexia por deficiência do Qi dos órgãos Zang Fu. Seu uso local pode ser feito para Tina capsis, eliminando calor e umidade da pele. A erva atua nos canais do baço/pâncreas, estômago, pulmão e intestino grosso. Esta erva deve ser evitada em casos de deficiência do Yin, com sinais de calor. Seu uso tópico é desaconselhado, pois pode causar irritação.


Astrologia

O alho é uma planta medicinal regida por Saturno.  Outra fonte indica que a planta é regida pelo planeta Marte (The Green Wiccan Herbal). Associada aos signos de Capricórnio e Libra.


Indicações energéticas ou mágicas

O alho é uma planta medicinal dedica a Hecate – deusa dos mundos inferiores. Utilizada para realizar banimentos, quebrar feitiços e promover proteção. Os antigos egípcios prestavam grandes honras a estes bulbos. Os gregos, contudo, proibiam a entrada no templo de quem tivesse comido alho. Paracelso, em sua Botânica Oculta, diz: –“Para preservar-se de todo malefício, colhem-se sete alhos na hora de saturno, enfiam-se num barbantezinho de cânhamo e carregam-se pendurados no pescoço durante sete sábados e ficar-se-á livre de feitiços por toda a vida. “ Para afastar os pássaros de uma árvore, basta untar os galhos com um alho. Planta utilizada em banhos para retirar o mau-olhado, juntamente com alecrim, arruda, folhas de guiné, flor de rosa-branca, folhas de espada de São Jorge e um punhado de sal grosso. Para proteção do lar, realiza-se defumação com casca de alho, raiz de lágrima-de-nossa-senhora, folhas secas de alecrim, resina de incenso de igreja e carvão vegetal.






136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A tal da Saudade...

Vovô Bento de Aruanda Por Otavio Vicario Muraca Muito de “ocês” já sentiram saudade uma vez na vida. E quero, se assim for de seu...

תגובות


Tarot on line com logo.png
Banner quadrado Tarot.png

Junte-se a Nós e ajude nossos Projetos fazendo uma doação

bottom of page